Como Cultivar Suculentas em Apartamento

Suculenta dentro de apartamento

Olá, você quer aprender cultivar suculentas dentro de apartamento e deixá-las lindas e saudáveis? Você e eu sabemos que morar em apartamento muitas vezes exige renúncias, mas não é o caso quando se fala em suculentas.

Claro há limitações porque algumas espécies realmente precisam de sol o dia todo, mas graças à diversidade de espécies que existe, temos muitas opções de suculentas que amam meia sombra.

A única condição para ter suculentas em apartamento é ter janelas que tenham algumas horas de sol muita claridade.

Então observe bem as janelas do seu apartamento, qual horário bate sol? Quantas horas por dia? É pela manhã ou à tarde?

Feito essa observação é só assegurar que tenha grades ou tela de proteção nas janelas, porque ninguém quer que seu vasinho despenque o alto podendo ferir alguém, certo?

Eu moro em apartamento, e há quatro anos entrei na onda das suculentas minha primeira aquisição foi a Echeveria imbricata.

Exatamente esta da imagem abaixo que me “enfeitiçou”.

Suculenta dentro de apartamento

No início foi difícil à adaptação, mas, não desisti.

Escolhi a janela que bate sol da manhã para coloca-lá, porém como eu a comprei em novembro, já era tempo de chuvas e ela não estava acostumada a pegar chuvas, sofremos com vários ataques de pulgões que tratamos conforme explicamos no artigo de pragas em suculentas. Graças a Deus ela não apodreceu mesmo tomando chuvas por horas!

Superamos tudo e hoje ela se adaptou a essa janela! Ama pegar chuva e sol! Se multiplicou bastante, e já doei muitas mudas!

Suculenta cuidada em apartamento

Essas ficam em uma janela que pega umas três horas de sol da manhã, tem muita claridade e rego uma vez por semana. Uso nela o adubo da Vitaplan.

Assim nasceu uma paixão, comecei a pesquisar mais sobre o assunto, comprei umas aqui outras ali e quando dei por mim já havia me tornado uma colecionadora voraz de “suculindas”.

Às vezes fico com receio que meus vizinhos me achem meio maluca, porque todos os espacinhos onde tem claridade e é possível coloco um vasinho de suculenta.

Existem muitas espécies que se adaptam em apartamento, geralmente as de cor verde escuro, pois as de cores acinzentadas normalmente são de sol pleno.

Listei abaixo algumas dicas de suculentas que se adaptam bem em apartamento:

  • Haworthia
  • Haworthiopis
  • Aloe Aristata
  • Gastéria
  • Colar de pérolas
  • Coração partido (Corpuscularia lehmannii)
  • Orelha de Shrek
  • Jade
  • Crispate Beauty (Híbrida)
  • Ripsális erecta

Outro aspecto que é muito importante está relacionado às regas, como você irá cultivar suculentas em apartamento, geralmente não estarão expostas a sol pleno, sendo assim, as regas podem ser menos frequentes.

Dessa maneira esqueça o clichê que toda suculenta deve ser regada uma vez por semana, observe sempre o substrato somente regue se já estiver totalmente seco.

Então para ter suculentas bonitas em apartamento siga esses três passos:

  1. Observe bem as janelas qual delas tem mais sol ou maior claridade.
  2. Escolha espécies de suculentas conforme o local que você tem.
  3. Atente à questão das regas.
Suculentas em janela de apartamento

Aqui são apenas algumas dicas, mas, essas plantas são tão perfeitas, tão especiais que são imprevisíveis.

Então não existe uma “receita de bolo”, ou normas fixas para cuidar de suculentas, são apenas dicas porque elas nos surpreendem a cada dia.

Ah! Eu disse que não existe norma fixa do que você pode fazer, no entanto, existem dois pecados capitais que você nunca deve fazer com uma suculenta.

De tudo que já pesquisei sobre suculentas e conforme minhas experiências existem duas coisas que elas realmente não suportam e isso é fato concreto.

Uma é o solo que não tem boa drenagem e fica encharcado, outra é coloca-las em um lugar totalmente escuro ou uma penumbra. 

Alias a questão da luz vale para qualquer tipo de planta. Todas precisam de luz, algumas mais que outras, mas todas precisam.

Então você vai testando e observando como elas estão respondendo aos seus cuidados. Não fique desanimado se você perder algumas mudinhas no início. É assim mesmo, com o tempo você vai acertar e elas ficaram lindas!

Gostou deste artigo? Então comente abaixo! Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *