Como Cuidar de Suculentas para Que Vivam Muito

Cuidados com suculentas

Que as suculentas são maravilhosas, já sabemos concordam? Mas aqui você irá encontrar dicas de como cuidar de suculentas para que elas tenham uma vida longa e cheia de charme!

Embora sejam plantas resistentes e muito se fala que exigem poucos cuidados, não é bem assim.

É verdade que elas são resistentes e não são exigentes, mas, se você quer mesmo ter uma suculenta saudável e de tirar o fôlego, é preciso um pouco de paciência e dedicação.

Foto de uma suculenta bonita e bem cuidada

É importante observar bem suas plantinhas todos os dias, estar atento as folhas, pois essas dizem muito sobre elas.

Por exemplo, se começar a aparecer manchas escuras ou claras, pode ser causado por fungos ou cochonilhas e caso isso aconteça é necessário agir rápido para que suas “suculindas” permaneçam lindas!

Em outro artigo falaremos sobre como tratar fungos e cochonilhas nas suculentas.

Por meio da observação das folhas também é possível perceber se há excesso ou falta de água. Uma folha de suculenta saudável deve ser firme ao toque e gordinhas.

Cuidados para Suculenta saudável e firme

Quando há excesso de água é mais difícil salvar a planta, pois ela apodrece rápido, os primeiros sinais é perda do brilho nas folhas, ficam meio molengas ao toque e aparentam um tom mais escuro.

Nesse caso, uma forma de tentar salvar é retirar a planta imediatamente do solo encharcado, limpar e descartar as partes que estão podres, secar delicadamente com um papel toalha e replantar em um vaso com boa drenagem, conforme explicado no artigo…

Já quando o problema é a falta de água, os primeiros sinais de desidratação são pequenas rugas e leve inclinação das hastes, nesse caso, as chances de salvar sua suculenta são maiores.

Somente dê uma boa rega, sem molhar as folhas que em algumas horas ela volta ao normal. Por falar em regas meus caros, vamos agora aos detalhes!

Cuidados ao regar suculentas

Quem é amante e cultivador de suculentas provavelmente já ouviu dizer que se coloca água nas suculentas uma vez por semana e pronto. Concorda-se que na maioria das situações sim, no entanto, há outros pontos a considerar.

Existem espécies que as folhas e caule são mais finos, essas espécies não armazenam muita quantidade de água e assim precisam ser regada no verão duas vezes por semana.

É o que acontece, por exemplo, com o “Colar de pérolas” e o “coração partido”. Agora o que não pode acontecer de forma alguma em nenhuma espécie de suculentas é o solo encharcado.

Também tenha cuidado para não molhar as folhas ao regar, algumas espécies não gostam disso.

Cuidado ao regar suculentas

Há algo que você precisa saber também sobre regas de suculentas é que a frequência de regas deve-se modificar conforme a espécie, o local em que está sua suculenta, o tipo de vaso que está plantada e também conforme as estações do ano.

Se sua suculenta está plantada em vaso de barro, principalmente se o vaso estiver sem impermeabilizar, sua suculenta precisa ser regada mais vezes, porque esse tipo de vaso absorve a água do solo deixando sua suculenta na seca mais rapidamente.

Ela é das espécies que amam sol pleno e estão expostas ao sol pleno? certamente as regas podem ser mais frequentes. Certificando sempre que o solo esteja completamente seco ao regar novamente.

No verão, as regas poderão ser mais frequentes, quando entrar o outono você deve ir diminuindo gradativamente até entramos no inverno, porque nessa estação as suculentas hibernam, ou seja, elas tiram um cochilo, assim consomem pouquíssima quantidade de água.

Então para a maioria das espécies de suculentas as regas de quinze em quinze dias são suficientes.

O Sol no Cuidado de Suculentas

E o sol caro amante de “suculindas”?  Você já ouviu falar qual é a música preferida delas? Não?

Pois bem, são fãs de Jota Quest, mais precisamente da música: “E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha Sol é pra lá que eu vou!” Brincadeiras a parte, não é surpresa pra ninguém que elas adoram sol.

Mas, observe e pesquise sobre a espécie que você acabou de adquirir, porque, algumas suculentas gostam de sol pleno, outras apenas do sol da manhã e também há aquelas que se contentam apenas com a luz do sol. Incríveis né? É essa diversidade que me fascina!

Geralmente as cores das suculentas tem relação com o sol. As de cor acinzentada gostam de sol pleno, ou pelo menos 4 horas diárias de sol, as de esverdeadas gostam apenas da luz do sol ou meia sombra, as de cor avermelhada, rosada ou bem escuras amam sol pleno.

Como Cuidar de Suculentas para Que Vivam Muito 1

Agora, existem também as que se adaptam tanto em ambientes de meia sombra (luz) quanto no sol pleno, mas olha só que interessante para essas a exposição ou não ao sol altera as cores das suas folhas.

Cuidando de Pragas em Suculentas

Bom essas lindinhas são tão amáveis que até alguns bichos estranhos acabam gostando delas, gostam tanto que escolhem fazer casa e constituir família nelas. Quando isso acontece é muito triste e temos que ter muita paciência e cuidado.

Geralmente as pragas mais comuns em suculentas são as cochonilhas, pulgões e tem também os fungos. Isso acontece por geralmente por causa do excesso de umidade e vai transmitindo de uma planta para outra.

Cuidado com pragas em suculentas

Então quando você levar pra casa uma suculenta nova observe bastante antes de coloca-la próxima as outras, pois acontece muito da planta já vir doente e contaminar toda a sua coleção.

Confesso pra você que já perdi algumas das minhas suculentas por causa dessas pragas, porém algumas eu consegui salvar. Clique aqui e saiba mais sobre pragas em suculentas.

Adubos e Fertilizantes para Suculentas

Ah agora vamos falar sobre dar aquela turbinada nas suculentas. Assim como qualquer ser vivo elas precisam de nutrientes, e com o passar do tempo o substrato do vaso vai ficando pobre em nutrientes.

Isso acontece porque quando você rega sua suculenta, a água passa e sai no fundo do vaso levando cada vez um pouco dos nutrientes de sua planta. Por isso é importante repor de alguma forma para que ela não pare de crescer e florescer.

Conheço basicamente duas maneiras de repor esses nutrientes: adubação orgânica ou fertilizantes químicos.

O adubo você pode utilizar elementos orgânicos da sua própria casa como borra de café, casca de ovo tudo seco e triturado.

O fertilizante químico você encontra nas lojas de do ramo, eu particularmente gosto muito da marca Vitaplan – fertilizante para cactos e suculentas.

Fertilizante suculentas

É importante você saber que qualquer uma das maneiras de adubação que escolher deve ser feita apenas uma vez por mês, porque o excesso de nutrientes também prejudica as suculentas.

Boa sorte! E vida longa para suas “Suculindas”!

Gostou da nossa conversa? Deixa abaixo seu comentário, sugestões e dúvidas! Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *