Como Acabar com Pragas em Suculentas

Olá! Você está procurando dicas sobre como acabar com pragas em suculentas? Então continue lendo vou compartilhar com você minha experiência.

Bom, sinceramente vou lhe dizer que para salvar sua planta principalmente da famosa cochonilha é preciso muita dedicação e paciência, mas digo que sim, é possível recuperar sua suculenta!

Entre as principais pragas que atacam suculentas estão: pulgão, fungos e a mais recorrente, a cochonilha.

O ataque dessa praga em suculenta pode acabar matando-a em poucos dias, por isso fique atento monitore diariamente e não ignore os menores sinais, porque, o quanto antes você intervir, maiores são as chances de recuperação.

O que importante observar? Atente ao surgimento de manchinhas brancas ou escuras nos caules e nas folhas, perda do brilho e se estão murchando sem motivos comuns como falta ou excesso de água.

Sabemos que essas plantinhas vem a cada dia ganhando espaço no coração das pessoas.

Hoje é possível trabalhar não somente com a venda de vasos e mudas online, mas, você pode também lucrar com vendas de mudas para lembrancinhas e até mesmo para ornamentação de casamentos e buquê de noivas.

Pragas em Suculentas: Acabando com os pulgões

O pulgão é mais conhecido popularmente, e por isso mais fácil identificar. Se multiplica rápido e existem diferentes espécies em diversas cores.

Geralmente aparecem nas brotações novas ou embaixo das folhas, suas características podem são parecidas com as da cochonilha, porém além de sugar a seiva das suas plantas também contamina-las plantas com toxinas e vírus podendo causando sérios danos a elas. 

Os principais sintomas do ataque de pulgões são enrugamento e amarelamento das folhas e brotos novos.

Outro sinal é uma secreção pegajosa, melosa que os pulgões eliminam nos caules e folhas atraindo fungos, que encobertam as planta prejudicando a execução da fotossíntese. A planta enfraquece até a morte.

Para combater o pulgão antes de tudo, você deve fazer uma limpeza na planta com o auxílio de um cotonete retirar todos os pulgões visíveis, se julgar necessário até descarte algumas folhas.

Após essa limpeza é bom aplicar algum produto para eliminar os resíduos deixados pelos insetos, matar os pulgões que não foram retirados com o cotonete e evitar que tenha novas infestações.

Tem sido muito utilizado o ”Oleo de Neem”, você encontra nas lojas do ramo pronto para ser usado ou concentrado que no ultimo caso deve ser diluído seguido às recomendações da embalagem.

Há também muitas receitas caseiras que podem ajudar a acabar com pragas em suculentas. Mas, lembrando que tanto os produtos industrializados, quanto as receitas caseiras, você nunca deve aplicar nos períodos mais quentes do dia.

O ideal é fazer as aplicações ao final da tarde tomando o cuidado de não deixá-la exposta ao sol após a aplicação por uns 2 dias, evitando assim que as folhas de sua “suculinda” se queime.

Receita caseira para eliminar pulgões

  • ½ sabão em barra, ralado.
  • 10 cm de fumo de rolo, ralado.
  •  1 litro de água

Junte esses ingredientes, misture bastante macerando o fumo e o sabão bem para possa se diluir com mais facilidade.

Feito isso deixe descansando por 24 horas, passado esse tempo está pronto para ser usado. Coloque em um vidro borrifador e aplique na sua planta.

Acabando com Cochonilha em suculentas

Acabar com pragas em suculentas - cochonilha

Cochonilhas são pequenos insetos parasitas que se instalam nas plantas e sugam toda vitalidade delas até a morte. Existe uma variedade deles as que mais atacam suculentas são as cochonilhas com carapaças e cochonilha sem carapaça.  

São como pontinhos claros ou escuros grudados na folha ou no caule. Os sintomas nas suculentas são folhas sem brilho, enrugadas e amareladas. Geralmente são mais recorrentes no verão

Pragas em Suculentas: Cochonilha com Carapaça

Ah com certeza essa é uma da piores pragas em suculentas.

Essas espécies grudam nas folhas ou caule das suculentas elas tentam se camuflar, elas se protegem com uma pequena camada de cera formando algo parecido com um escudo no formato de escamas ovais nas cores marrons ou amarelado.

Nesse caso é mais difícil de tratar, pois a carapaça impede que o produto chegue até elas.

O primeiro passo também é uma boa e cuidadosa limpeza manual, se for possível descarte as partes mais afetadas e passe um mistura de óleo mineral e sabão utilizando um cotonete.

Faça isso nos momentos mais frescos do dia e não as exponha ao sol por uns dois dias.

Pragas suculentas cochonilha

Cochonilhas sem carapaças

A cochonilha sem carapaça é uma praga fácil de identificar. Elas são como uns floquinhos de algodão que se aglomeram em baixo nas folhas ou no caule bem próximo das folhas.

Bom, eu disse “floquinhos de algodão” mas, esses insetos não são nada fofinhos, estão mais para monstrinhos que vão sugando a vida da sua planta até a morte.

Para se livrar dessas criaturas indesejáveis uma das alternativas faça uma boa limpeza com cotonete retirando todo pontinho branco visível.

Feito isso passe um cotonete embebido em álcool e após lave sua planta com sabão neutro enxague bem e seque delicadamente com papel toalha de cozinha. Replante sua suculenta em um vaso novo em um substrato novo, não há deixe no sol durante o tratamento.

Salvando sua suculenta dos Fungos

São micros seres vivos que se propagam por meio do vento, insetos, água entre outros. Às vezes de difícil identificação e em muitos casos atacam as raízes das suculentas.

Se você notar que sua suculenta está molenga, sem vida e parou de desenvolver, fique atento.

Observe: ela está pegando tempo de sol indicado a espécie? A quantidade de água está adequada? E o substrato está ok? Então, a resposta foi sim a cada pergunta? Mesmo assim sua plantinha não está bem? É ora de examinar as raízes.

Retire a planta do substrato e observe se tem pequenos floquinhos esbranquiçados. É como se a raiz estivesse cheia de pozinho branco. Se assim estiver, nesse caso, pode ser algum tipo de fungo.

Lave cuidadosamente as raízes com detergente neutro, em seguida salpique abundantemente canela em pó.

Replante a suculenta. O ideal é utilizar um novo substrato e higienizar bem o vaso com detergente e vinagre ou água sanitária antes de replantar.

Não faça isso nos momentos mais quentes do dia. Como ela foi replantada deixe-a na sombra por uns dois dias. E logo volta aos cuidados normais.

Fungos nas folhas e hastes

Nas folhas e hastes os fungos aparecem com manchinhas escuras, amareladas ou até parecido com ferrugem. Nesses casos basta apenas as folhas, geralmente não há necessidade de replantar.

Uma receitinha que tem dado certo é: ferver 10 dentes de alho amassados em 1 litro de água. Desligar o fogo e adicionar 1 colher bem cheia de canela em pó. Espere por 2 horas para esfriar, coe e coloque no borrifador aplique uma vez por semana até notar melhora.

Para fungos em folhas também você pode encontrar facilmente produtos prontos para ser utilizados. Gosto muito da marca Forth

Você pode comprar pela internet e receber em sua casa!

Então é isso galera! Essas são algumas dicas para acabar com pragas em suculentas.

Boa sorte e vida longa as suas suculentas!

Gostou das dicas? Curta, comente e compartilhe!