Suculentas raras são o sonho de qualquer cultivador. Afinal, possuem um valor único e, muitas vezes, irrepetível de beleza e exotismo.
Hoje, apresentaremos a você suculentas raras e até raríssimas de todas as partes do mundo. Garanto que você adorará conhece-las.
E, quem sabe, um dia não as tenha em sua coleção? Não seria fabuloso? Então, vamos lá!
Conhecendo as suculentas raras
Há tipos de suculenta distintos. Elas adaptaram-se a diversas condições até mesmo extremas, em sua evolução.
Estas, que chamamos de raras, são, geralmente, de terras afastadas e isoladas. Justamente por isso, precisam de especificidades muito mais dramáticas que outras.
Desse modo, sua distribuição torna-se mais difícil. Elas dependem de fatores ambientais estritos, para se desenvolverem.
Por tal, ao adquirir suculentas raras, é extremamente importante conhecer de onde vieram. Pois, assim, poderemos replicar as condições de que elas precisam, tudo bem?
Vejamos, agora, cinco dos mais belos tipos de suculentas raras.
Os 5 tipos de suculentas raras mais belos
Folha de concreto
Sem sombra de dúvidas, a folha de concreto é a mais pitoresca das suculentas raras. Seu nome científico é titanopsis calcarea.
O apelido deve-se à sua aparência rugosa e áspera. Isso dá a impressão de incrustações minerais em seus tecidos.
Ela utiliza este mecanismo para se camuflar. Desse modo, aves e outros animais não as percebem entre as rochas, nas que cresce.
Aqui, falamos de uma das suculentas raras da África do Sul. Seus hábitos a tornam difícil de ser localizada. Justamente por isso é tão incomum.
Templo de Buda
A crassula templo de Buda é outra das suculentas raras. Corresponde um híbrido de duas outras espécies: a crassula pyramidalis e a crassula perfoliata var. minor.
O nome deriva de sua estrutura corporal. Nela, quatro grupos de folha desenvolvem-se em formato de cruz ou X. Há grande simetria entre os quatro grupos, e isso a torna lindíssima.
Sendo uma das suculentas mais lindas, o preço espanta um pouco. É possível encontrar templos de Buda por, no mínimo, R$ 150,00. Salgado, não?
Quanto a seu tamanho, ele não ultrapassa os 15cm. É uma alternativa incrível para entregar requinte com delicadeza a interiores.
Dente de tubarão
Outra das suculentas raras vindas da África do Sul é a crassula capitella red pagoda. Entre os nomes populares, chamam-na dente de tubarão.
Ela possui um aspecto floral. Seu corpo distribui-se por diversos segmentos alongados semelhantes a folhas. A coloração varia entre o verde lima e um gradiente de vermelho.
A dente de tubarão possui uma beleza ímpar. E o melhor: embora seja uma das suculentas mais difíceis de encontrar, os preços não assuntam tanto.
Ela é pequena, magnífica para interiores, em vasos ou mini jardim de suculenta. Pode ser encontrada por cerca de R$ 50,00, a depender da região.
Haworthia cooperi
Ela se desenvolve em pequenas rosetas carnudas que vão se aglomerando ao redor. Possui folhas bem carnudas na cor verde clara. O seu charme é a transparência nas pontas das folhas. Pode ser cultivada em meia sombra.
A Haworthia cooperi é uma suculenta rara e diferente da maioria das suculentas aprecia regas com mais frequência até mesmo no período de inverno. No entanto, deve-se observar se o substrato já está seco antes de uma nova rega, pois, o solo encharcado pode apodrecer a planta.
Albuca spiralis
Como última das suculentas raras a apresentarmos, temos a albuca spiralis. Esta suculenta recebe, comumente, o apelido de saca-rolhas.
Ao vê-la, isso faz todo o sentido. Afinal, seu corpo desenvolve-se verticalmente, em linhas de tecido. Porém essas linhas contorcem-se, antes da ponta.
Desse modo, a albuca spiralis forma cachos, em suas estruturas. Isso a deixa com a aparência de vários saca-rolhas verdes brotando do chão.
É original da África do Sul, tendo se adaptado ao clima subtropical. Ela prefere climas mais amenos, com muito ventilação e meia sombra.
Como adquirir suculentas raras
Suculentas raras não são fáceis de encontrar e cultivar. Fosse diferente, elas não receberiam este título, não é mesmo?
Por isso, o investimento é maior e os cuidados, mais delicados. Quero, com isso, dizer que suculentas raras oferecem menos facilidade de desenvolvimento.
Assim, invista nelas com cautela, sabendo que não há garantias. Deve-se buscar reproduzir as condições ideais para as suculentas raras, e preparar-se para trabalhar. Combinado?
Mas não se assuste. Com carinho e atenção, você poderá dar vida longa e saudável a elas.
A aquisição, embora difícil e cara, é possível. Você pode encomendar suas mudas de suculentas raras em sementeiras importadoras.
Nesse caso é se dedicar, procure estudar sobre como plantar essas sementes. Quais são as condições ideias para que elas germinem e claro contar com a sorte!
Ainda, caso encontre dificuldades em uma espécie, pode procurar na internet há sites que vendem mudas e enviam pelos correios.
Aí, bastará esperar a entrega e começar a cultivar.
Foi um prazer ter você por aqui. Espero, mesmo, que você tenha se apaixonado por elas tanto quanto nós.
Até mais, amantes de suculentas! Nos vemos em breve!