Dicas de como fazer um mini jardim de suculenta

Como fazer Mini Jardim de Suculenta

Um mini jardim de suculenta é uma alternativa belíssima para quem quer criar plantas em apartamento. Requerendo poucos cuidados, com certeza irá tornar sua casa mais aconchegante.

A grande vantagem do mini jardim de suculenta repousa em sua mobilidade. É possível, com facilidade, alterar o local em que se encontra. Desse modo, o sol sempre estará ao alcance.

Suculentas, além de lindas, são plantas muito resistentes. Sua evolução garante que permaneçam viçosas sem depender de muita água.

Assim, hoje vamos mostrar como fazer seu próprio mini jardim de suculenta. Harmonizando tipos de suculenta e de cactos, os resultados são impressionantes.

Você me acompanha?

O que precisamos para fazer nosso mini jardim de suculenta

Mini jardim de Suculentas

De imediato, é bastante simples fazer um mini jardim de suculenta. Basta dispor de alguns poucos elementos, dispostos da maneira certa.

Obviamente, o primeiro deles é o recipiente no qual as plantaremos. Aqui, cerâmica rústica sempre mostra-se a alternativa mais elegante de todas.

Isso porque o vidro cai muito melhor em um terrário. Porém a escolha é sua. Importa, apenas, que seu mini jardim de suculenta seja belo e saudável.

Além do recipiente, precisaremos de algumas pedras, substrato e, claro, mudas de suculentas.

Você também pode adquirir suculentas já desenvolvidas. Mas tenha o cuidado de observar se não vieram da sementeira com parasitas, tudo bem?

Dentre todos, o mais perigoso é o nematoide. Como sua ação é subterrânea, fica mais difícil identifica-lo. Deixe, portanto, sua nova suculenta umas semanas em observação.

Confirmada sua saúde, já podemos começar.

Ah! Não se esqueça de separar algumas ferramentas para lidar com o plantio. Se não possui ferramentas específicas, tudo bem! Basta usar garfos e colheres. Fácil, não?

Organizando a estrutura do mini jardim de suculenta

 Aqui, utilizaremos sempre a mesma lógica do vaso para suculenta. Porém vejamos novamente, passo a passo, como posicionar cada componente. Vamos lá?

O fundo do recipiente

É de extrema importância que a água tenha para onde ir. Por isso, o recipiente deve possuir furos, em sua base.

Se a opção que escolheu não os possuir, faça-os. Sob nenhuma circunstância monte seu mini jardim de suculenta num recipiente fechado. Isso afetará a saúde de suas plantas.

A longevidade das suculentas está intimamente relacionada com a drenagem do ambiente. Justamente por isso agiremos tanto em manter o solo seco.

Com o recipiente já furado, prepararemos uma camada inteira de pedras e cascalho. Sobre ela, posicionaremos uma camada de bidim. Ela segurará a terra, impedindo que envolva as pedras.

 Essa estruturação foi tratada com bastante profundidade nas matérias antes apontadas. Se permanecer alguma dúvida, basta visita-las para ter todos os detalhes.

O substrato

Sobre o bidim, posicionaremos nosso substrato para suculenta. Ele servirá de nutrição para suas suculentas e, ao mesmo tempo, drenagem da água excedente.

É interessante não cobrir todo o recipiente com substrato, tudo bem? Sobre ele, ainda colocaremos uma pequena camada de pedras. Mas só depois de posicionar as plantas.

Pode-se utilizar mudas de suculentas ou plantas já desenvolvidas. Fica totalmente a seu critério. Importa apenas dimensionar adequadamente, para não aglomerá-las.

Com ajuda de uma colher ou espeto de churrasco, faça furos no substrato. As raízes serão inseridas neles. Neste então, basta posicionar as plantas, assentando-as com os dedos.

Assim que estiverem todas as suculentas posicionadas, utilize pedrinhas para cobrir o solo. Essas pedrinhas manterão o substrato em seu lugar, na hora das regas.

Fazendo o acabamento do mini jardim de suculenta

O acabamento é a parte mais simples do trabalho. Nele, basta deixar a imaginação fluir, dando asas à criatividade.

Pode-se utilizar pedras, brinquedos e todo tipo de esculturas para compor o mini jardim de suculenta.

Há diversas ideias envolvendo suculentas e vasos no Pinterest. Confira-as, para alimentar sua mente com boas ideias.

A manutenção do mini jardim de suculenta

Dicas de Como fazer Mini Jardim de Suculenta

A manutenção do mini jardim de suculenta é tranquila e esporádica. Se em contato com sol pleno, a rega deve ser feita semanalmente, quando estiver quente.

Fora dos períodos de verão e primavera, uma rega a cada quinze dias é mais que suficiente.

E, em ambientes internos, o mini jardim pode ficar até um mês sem precisar de mais água.

Basta acompanhar o estado das plantas e a situação do substrato. É importante que a terra jamais fique úmida por muito tempo, combinado?

Agora, é hora de unir os componentes e começar os trabalhos. Quando estiver pronto, mostre-nos, nos comentários, como ficou seu mini jardim de suculenta. Estamos ansiosos por isso!

Fiquem ligados para outras matérias interessantes e repletas de dicas. Da saúde de suas suculentas ao embelezamento dos arranjos, você pode contar com a gente.

Até mais, amante de suculentas! Nos vemos em breve!

Conteúdo

Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *